Hoje vou falar de uma técnica muito boa para quem tem as pontas dos cabelos ressecadas, o nome dessa técnica é umectação capilar, que há muitos anos atrás era conhecida por "banho de óleo" e é muito realizada pelas mulheres, principalmente pelas indianas.
Ela tem a função de repor os lipídios e gordura dos fios, ajuda na reparação capilar, devolvendo o brilho, hidratando e repondo nutrientes e ainda da uma forcinha para o crescimento do cabelo, mas para isso você deve fazer uma massagem no couro cabeludo de 5 a 10 minutos.
Indicação:
A umectação não tem contra indicação ela repõe os nutrientes, realça o brilho, ameniza a aspereza, combate o ressecamento das pontas e combate o frizz, nos cabelos cacheados é ótima, pois ajuda no movimento do cabelo, deixando mais maleável e macio, além de reduzir o volume e quem tem o couro cabeludo seco deve utilizar esta técnica para repor a falta de óleo que as glândulas sebáceas não produzem.
Se você quer apenas acelerar o crescimento dos fios, esta é uma boa opção.
Quem faz o cronograma capilar pode encaixar esse tratamento entre hidratações e nutrições.
A utilização da umectação em dia de Nutrição pode saturar o cabelo, mas isso não proíbe de você fazê-la no mesmo dia.
Quem tem cabelo oleoso pode fazer?
Sim, quem tem o couro cabeludo oleoso, pode fazer o tratamento para acabar com a caspa e a queda dos cabelos que o excesso de sebo pode causar, inclusive pode conseguir regularizar a oleosidade da raiz, o óleo de Rícino (mamona) controla a oleosidade do couro cabeludo, e estimula o crescimento dos cabelos, além de doar força, sendo utilizado para combater a caspa e a queda dos cabelos. Além disso, estimula o crescimento dos fios, engrossando os finos e ralos. e tem ação antibacteriana e é o mais indicado para quem tem raiz oleosa.
Dicas de Óleo Vegetal:
Geralmente eles são encontrados em lojas de produtos naturais e embora na embalagem esteja escrito óleo vegetal é bom verificar a composição e certificar-se de quê não possuam óleo mineral, parafina e silicones.
Óleo de Amêndoas:
Não gorduroso, é facilmente absorvido pelo couro cabeludo e também é ótimo para nutrir o cabelo.
Óleo de Cártamo:
Ajuda a hidratar, nutrir e reestruturar o cabelo.
Óleo de Oliva Extra Virgem:
É um ótimo condicionador e antioxidante, que mantém o couro cabeludo saudável. Fortalece e suaviza as cutículas do cabelo, contem propriedades emolientes, conferem brilho e hidratação aos fios
Óleo de Café
É um excelente estimulante da produção do colágeno e da elastina. Apresenta ação estimulante do crescimento do folículo piloso, sendo muito utilizado em produtos normalizadores da queda capilar.
Óleo de coco:
Rico em ácidos graxos e vitamina e, também, é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificado e combate o frizz.
Óleo de Rícino:
Pode ser utilizado no couro cabeludo, auxilia no crescimento. Ele também "engrossa" os fios.
Óleo de Jojoba:
Para qualquer tipo de cabelo. Dá brilho, combate a caspa e a queda. Ajuda quem tem couro cabeludo oleoso.
Óleo de Abacate:
É rico em vitaminas A e E. É um ótimo antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.
Obs. O óleo de coco e o de jojoba devem ser utilizados puros, quem for utilizar o óleo de rícino por ser muito espesso, deverá diluí-lo para torná-lo mais fluído e aumentar sua capacidade de penetração pode misturar com óleo de amêndoas ou azeite extra virgem
Como fazer:
Confira os 3 métodos de aplicação mais utilizados;
1.
- Aplique o óleo no cabelo sujo e seco, desde que não haja resíduos de gel, cremes, silicones e leaven -in.
- Aqueça o óleo por 10 segundos em uma vasilhinha, quando aquecido, ajuda a abrir as cutículas, e facilita a penetração dos nutrientes.
- Aplique o óleo mecha a mecha, coloque uma touca térmica, aguarde 30 a 40 minutos. Após esse tempo, lave normalmente com shampoo e condicionador.
2.
- Lavar o cabelo apenas com shampoo, aplicar o óleo mecha a mecha com o cabelo úmido,
- após coloque uma touca térmica e aguarde 30 a 40 minutos.
- Finalize como de costume.
3.
- Com o cabelo seco e sujo, aqueça o óleo por 10 segundos e aplique mecha a mecha,
- Coloque uma touca térmica e vai dormir com o óleo no cabelo.
- Pela manhã lave os cabelos normalmente.
Obs.
Muitas pessoas usam este ultimo método de aplicação, eu também usava, mas na duvida se era correto, conversei o com tricologista e ele falou que 1 hora já era suficiente, pois o óleo consegue ser absorvido muito bem nesse tempo, ele disse que ficar por volta de oito horas com o óleo nos cabelos não fará com que ele penetre melhor e se deixar muito tempo pode alterar a oleosidade local, havendo uma probabilidade de levar à queda e caspa.
- Use uma sacolinha por baixo da touca laminada, pra não ter o trabalho de lavar a touca toda vez que fizer a umectação.
- Usem condicionador comum apos a umectação, não recomendo usar nenhuma máscara, pois a umectação já vai deixar seu cabelo “pesado”, e se passar alguma máscara pode ficar com resultado de cabelo sujo.
- A umectação quando utilizada antes de lavar os cabelos com shampoo serve para diminuir a sensibilidade e protegê-los dos componentes de limpeza.
Frequência correta de utilização:
Uma vez por semana indicado para couro cabeludo seco e pontas muito ressecadas, mais do que isso poderá haver acúmulo de óleo no seu couro cabeludo (sebo das glândulas sebáceas juntamente com o óleo vegetal). Se sua raiz é muito oleosa realize o procedimento a cada 15 dias.
Cada cabeça uma sentença então faça e veja em qual modo de uso você terá mais resultados.
Bom, estas foram as dicas para quem ainda não sabia o que era e como fazer umectação, espero que tenha ficado bem explicado, qualquer duvida é só deixar uma mensagem.
Obrigada pela sua atenção.
Abraços.